Sucena Shkrada Resk


Vozes dos Biomas: uma radiografia do uso da terra nos biomas, por Maria Luísa Pimenta (IBGE)

07/10/2020 00:01

Por Sucena Shkrada Resk 



O Projeto Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk tem como 28ª entrevistada, a geógrafa Maria Luísa Pimenta, gerente de Contas e Estatísticas Ambientais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em sua trajetória profissional, tem experiências na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Fluvial e Sensoriamento Remoto.


Fonte:IBGE

Maria Luisa coordenou uma das mais recentes publicações do IBGE - Contas de Ecossistemas: uso da terra nos biomas brasileiros, que integra o portfólio da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais; e de Contas Nacionais, que faz um levantamento no período de 2000 a 2018, trazendo importantes informações sobre redução de áreas naturais e algumas desacelerações de perdas.

Neste intervalo, houve a perda total de 500 mil km quadrados de cobertura natural. Uma grande parte convertida em pastagens e outras para uso da agricultura e da silvicultura principalmente. Em números absolutos, os biomas da Amazônia e do Cerrado tiveram as maiores perdas de áreas, respectivamente 269,8 mil km 2 e 152,7 mil km 2. Já em percentual, o Bioma Pampa foi o mais atingido, com 16,8% de suas áreas naturais convertidas em usos antrópicos. A Mata Atlântica teve uma desaceleração de perdas, entre os anos de 2016 e 2018, mas continua sendo pressionada. O Pantanal, por sua vez, teve as menores perdas (2.109 km 2 ou 1,6%) – mas lembrando que na atualidade, em 2020, é um dos biomas mais comprometidos por incêndios florestais, que já atingem cerca de ¼ do bioma. E a Caatinga já tem no período 36,2% sobre influência da ação humana. Agora, nesta entrevista, vamos saber mais a respeito do panorama da “saúde” dos biomas brasileiros. Quer saber mais a respeito desta publicação? Acesse: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101753

Ficha técnica:

• 28ª Entrevista – no Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada

- Tema: uma radiografia do uso da terra nos biomas brasileiros

- Entrevistada: geógrafa Maria Luísa Pimenta, gerente de Contas e Estatísticas Ambientais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Pauta, produção e mediação: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 02/10/2020 - (colocado no ar em 07/10/2020)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk: https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk

-Link: https://youtu.be/7A-MjQzZko8

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Projeto Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

—————

Voltar