Vozes dos Biomas: Projeto apoia gestão de áreas protegidas na Amazônia, por Neluce Soares

31/08/2021 08:00

Por Sucena Shkrada Resk

No bioma amazônico, está sendo desenvolvido o Projeto - Legado Integrado da Região Amazônica (LIRA), que tem como objetivo o aumento de efetividade da gestão de unidades de conservação, áreas protegidas e terra indígenas até 2023.  A área de abrangência é de cerca de 80 milhões de hectares, que totalizam 86 áreas protegidas agrupadas em seis blocos: Alto Rio Negro, Baixo Rio Negro, Norte do Pará, Xingu, Madeira-Purus e Rondônia-Acre.

O Projeto é realizado em parceria com o Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore, financiadores da iniciativa, além dos parceiros institucionais - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Amazonas - SEMA-AM e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio.

Quem fala a respeito desta iniciativa hoje, é Neluce Soares, bióloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que atua na área de gestão de áreas protegidas, facilitação de processos coletivos de planejamento e execução de projetos e envolvimento comunitário. A gestora é a coordenadora executiva do projeto Lira, executado pelo IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, e nossa 90ª entrevistada, no programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk .

Ficha técnica: 

• 90ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk 
- Tema:  Projeto apoia gestão de unidades de conservação e de terras indígenas na Amazônia
- Convidada:  bióloga do IPÊ, Neluce Soares, coordenadora executiva do Projeto LIRA (https://lira.ipe.org.br/)
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk 
- Quando: gravada em 13/08/2021 (no ar em 31/08/2021) 
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk  
https://www.youtube.com/SucenaShkradaResk 
-Link:  https://youtu.be/9McnjLLAKOU

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/

—————

Voltar