Sucena Shkrada Resk


Vozes dos Biomas: Os refugiados ambientais no panorama dos biomas brasileiros e na América Latina, por Érika Pires Ramos

22/08/2020 12:16

Por Sucena Shkrada Resk

A 8ª live do Blog Cidadãos do Mundo tem como tema da 12ª entrevista do Projeto Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk  - Os refugiados ambientais no panorama dos biomas brasileiros e na América Latina.  Para tratar deste assunto, nossa convidada é a Phd em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) - Érika Pires Ramos, que é fundadora da Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais (Resama). 

Érika integra a iniciativa internacional Defensoras, que tem o objetivo de engajar mulheres na defesa do planeta, no contexto das mudanças climáticas e dos direitos humanos. Atua também como pesquisadora do Observatório sobre Mobilidade Humana, Mudança Climática e Desastres (MOVE-LAM), uma parceria da Universidade a Paz na Costa Rica com a Resama. E participa do grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Deslocados Ambientais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Vulnerabilidades da Universidade Católica de Santos. 

Vocês sabiam que segundo a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR), desde os anos 1970 vêm aumentando os deslocamentos forçados devido aos desastres naturais e à degradação ambiental. Mais recentemente, dos 20,4 milhões de refugiados sob o apoio do ACNUR no final de 2018, um terço estava nos países menos desenvolvidos do mundo, que muitas vezes são altamente vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas ou sofrem com a escassez de recursos e infraestrutura. Estas pessoas são submetidas a diferentes impactos: são eventos extremos, desde aumento do nível do mar, inundações, ciclones à seca e estiagens severas à desertificação. São problemas de ordem humanitária de longo prazo, por muitas vezes, que levam ao quadro de vulnerabilidade econômica e de segurança alimentar. 

No Brasil, há processos vivenciados há décadas, de forma gradativa, em vários biomas. Observa-se também processos migratórios entre países. A situação do aumento da seca e estiagem nordestinas no bioma da Caatinga, aqui no Brasil, é um dos exemplos mais significativos. Na Amazônia, a aceleração para um quadro de savanização também já desenha novos cenários, que refletem um desequilíbrio do ser humano em relação ao meio ambiente e os impactos cada vez mais constantes da emergência climática. Na região Sul, no bioma da Mata Atlântica e dos Pampas, já é possível se verificar o aumento da incidência de ciclones extra-tropicais. 

No meio destes desafios, há cidadãos e cidadãs que revelam também histórias de superação a estas adversidades, mas o aumento desta vulnerabilidade é algo cada vez mais presente. 

Ficha técnica – Live 8: 

- 12ª entrevistada do Projeto Vozes dos Biomas: Érika Pires Ramos, Phd em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo USP), que é fundadora da Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais (Resama) 

- Pauta, produção e mediação: jornalista Sucena Shkrada Resk 

- Tema: Os refugiados ambientais no panorama dos biomas brasileiros e na América Latina 

- Data: 21 de agosto de 2020 - Horário: 19h (horário de Brasília) 

- Onde: Canal do Youtube - jornalista Sucena Shkrada Resk: https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk

- Link da live: https://youtu.be/5WFY9iibYnM 

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! 

Querem conhecer mais a respeito da Resama, acesse: www.resama.org 

Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e Projeto Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

—————

Voltar