Vozes dos Biomas: os caminhos da maior RPPN do Brasil, que completa 24 anos, no Pantanal, por Cristina Cuiabália

29/06/2021 08:00

Por Sucena Shkrada Resk

No Centro-Oeste brasileiro, a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) brasileira está completando 24 anos, em julho de 2021. É a RPPN Sesc Pantanal, localizada em Barão de Melgaço, em Mato Grosso, com 87.871,44 hectares e mais 20.101 hectares adjacentes de área protegida, que correspondem a cerca de 1% da extensão total do pantanal mato-grossense.

A unidade de conservação também foi declarada, em 2000, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (UNESCO), como Zona-Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal e em 2003 obteve reconhecimento como Sítio Ramsar pela Convenção internacional Ramsar de Áreas Úmidas. Em 2020, a RPPN foi uma das áreas no bioma, que sofreu um incêndio de grandes proporções, que ainda está em fase de recuperação.

Para falar a respeito deste rico patrimônio natural pantaneiro, recebemos como 81ª entrevistada do Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, a bióloga Cristina Cuiabália Rodrigues Pimentel Neves, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM/USP) e Mestre em Geografia, que é gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal e desde 2012, responsável pela RPPN Sesc Pantanal. Ela atualmente também é membro da World Commission on Protected Areas (IUCN) e do Conselho Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal – MT.

Ficha técnica:

• 81ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema:  A maior Reserva Particular de Patrimônio Natural completa 24 anos no Pantanal
- Convidado: bióloga Cristina Cuiabália Rodrigues Pimentel Neves, gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: gravada em 18/05/2021 (no ar em 29/06/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk
-Link: https://youtu.be/Rhj9XIgCwyw

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/

—————

Voltar