Vozes dos Biomas: o fotodocumentário como instrumento de defesa socioambiental, por Lalo de Almeida

30/11/2021 08:00

Por Sucena Shkrada Resk

Nosso 106º entrevistado no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, é o respeitado fotógrafo paulistano Lalo de Almeida. Ele estudou fotografia no Instituto Europeo di Design, em Milão, na Itália, e atuou em diferentes publicações, como Jornal O Estado de São Paulo, Revista Veja e há 27 anos, no jornal Folha de São Paulo.

A sua grande vocação tem sido a fotografia documental ligada aos temas socioambientais, ao longo de sua carreira, em especial na Amazônia e Pantanal, entre outros biomas. Entre os principais, estão o projeto “O Homem e a Terra”, sobre as populações tradicionais brasileiras, o Prêmio Fundação Conrado Wessel em 2007. E o projeto multimídia “A Batalha de Belo Monte, com recursos do  XII Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional das Artes, em 2012. A iniciativa recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, como o da Fundação Conrado Wessel, Grande Prêmio José Alencar de Jornalismo e Prêmio SIP (Sociedad Interamericana de Prensa). Neste ano, Lalo de Almeida recebeu o prêmio internacional Eugene Smith, pela Série Distopia Amazônica. Neste diálogo, Lalo fala a respeito desta trajetória.


 

Ficha técnica:

• 106ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema: A fotografia documental na defesa socioambiental
- Convidado: fotógrafo Lalo de Almeida (https://lalodealmeida.com.br/)
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: gravada em 18/11/2021 (no ar em 30/11/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/SucenaShkradaResk
-Link: https://youtu.be/aft3uTpFrfY

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com

—————

Voltar