Vozes dos Biomas: imersão sobre a Caatinga, por Alexandrina Sobreira

25/05/2021 08:00

Por Sucena Shkrada Resk

Hoje é dia de imersão sobre o bioma Caatinga. Nossa 76ª convidada no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, é Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura, que é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e editora da Revista Ciência e Trópico da instituição ligada ao Ministério da Educação, além de presidente do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga (Unesco) e professora aposentada de Ciência Política do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Alexandrina é formada em Direito pela UFPE, Mestre em Instituições Jurídicas e Doutora em Ciências Jurídicas pela University of Wisconsin-Madison, com Pós-doutorado pela University of Brown.

Ela tem uma longa experiência internacional, participando da delegação brasileira em fóruns internacionais, desde o âmbito das conferências da ONU sobre Desertificação e do clima aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também atuou na gestão pública, como secretária-executiva de Meio Ambiente de PE, período em que também atuou como conselheira no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A pesquisadora é coautora do “Atlas das Caatingas – o único bioma exclusivamente brasileiro”, publicado pela Fundaj, em 2018, sob coordenação do pesquisador Neison Cabral Ferreira Freire. A obra faz uma imersão em unidades de proteção integral do bioma e teve também a colaboração dos autores Débora Coelho Moura, Janaína Barbosa da Silva, José Iranildo Miranda de Melo e Admilson da Penha Pacheco.

Também é coautora do estudo CLIMAP “Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga: Sensoriamento Remoto, Meio Ambiente e Políticas Públicas”, entre outras publicações importantes, como Cenários para o Bioma da Caatinga, coordenado pelo Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga.

Ficha técnica:

• 76ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema:  Imersão sobre a Caatinga
- Convidada: Alexandrina Sobreira, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e editora da Revista Ciência e Trópico da instituição ligada ao Ministério da Educação, além de presidente do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga (Unesco)
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: gravada em 12/05/2021 (no ar em 25/05/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk
-Link: https://youtu.be/MyuOzwgDmFc

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/

 

—————

Voltar