Vozes dos Biomas: caminhos para uma Amazônia sustentável, por Eduardo Brondízio

06/07/2021 08:00

Por Sucena Shkrada Resk

Quais caminhos para uma Amazônia Sustentável? Esta é uma pergunta que está cada vez mais presente com relação ao bioma e é o objeto de estudo do “Projeto  Agentes (Governança da Amazônia para viabilizar transformações para sustentabilidade), sob coordenação dos pesquisadores brasileiros Eduardo Brondízio, Célia Futemma e Fábio de Castro e equipe formada por outros cientistas e estudantes.


Legenda: Uma das áreas cobertas pela iniciativa

A iniciativa tem como objetivo compreender como moradores da região desenvolvem projetos que conciliam desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade, em áreas social-ecologicamente diversas entre os rios Xingu e Tapajós e as rodovias Transamazônia e BR 163, que cortam a região; do estuário do Amazonas até a bacia do Acará, no leste do Pará; e a região da tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia.

O projeto é resultado de um consórcio de pesquisa financiado pelo Belmont Forum, NORFACE, reunindo pesquisadores seniores de seis instituições: University of Amsterdam, Stockholm University, Swedish University for Agricultural Sciences, Indiana University, University of Colorado e Universidade de Campinas (Unicamp). No Brasil, financiamento pela Fapesp.

Para tratar dos principais resultados já apurados neste projeto, nosso 82º entrevistado é o engenheiro agrônomo, Doutor em Ciências Ambientais e Antropologia Eduardo Sonnewend Brondízio, professor de Antropologia e Diretor do Centro de Análise de Paisagens Sócio-Ecológicas (CASEL) e Pesquisador Sênior do Ostrom Workshop da Indiana University Bloomington, nos EUA. O pesquisador também é professor externo do Programa de Meio Ambiente e Sociedade (NEPAM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Saiba mais a respeito em: https://agentes.casel.indiana.edu/ .

Ficha técnica:

• 82ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema:  Caminhos para uma Amazônia sustentável
- Convidado: antropólogo Eduardo Brondízio, professor de Antropologia e Diretor do Centro de Análise de Paisagens Sócio-Ecológicas (CASEL) e Pesquisador Sênior do Ostrom Workshop da Indiana University Bloomington (EUA)
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: gravada em 09/06/2021 (no ar em 06/07/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk
-Link: https://youtu.be/Ft-Ui5eVP_Y

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/

—————

Voltar