Vozes dos Biomas: bastidores do reconhecimento internacional de conservação concedido ao território quilombola Kalunga, por Jorge Moreira de Oliveira e Lilian Ribeiro Pereira

09/03/2021 00:01

Por Sucena Shkrada Resk 

As raízes falam mais alto, na região de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás, da Chapada dos Veadeiros, que fica no estado no centro-oeste brasileiro. Nesta área especial de conservação no bioma do Cerrado, há mais de 300 anos, vivem diferentes gerações, no território quilombola Kalunga, uma área de 262 mil hectares, o maior do país.

O papel de guardiões desta biodiversidade e tradição cultural não ficou no anonimato e ganhou um reconhecimento internacional recentemente. O título de Território Indígena e Área Conservada por Comunidades Locais (Ticca) foi concedido ao Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, em fevereiro de 2021, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), pela primeira vez no Brasil, Já existem Ticcas em outros países, entre eles, Colômbia e Equador.

Os detalhes são encontrados no site do Programa Ambiental Protected Planet - https://www.protectedplanet.net/555698070 . E o processo de reconhecimento foi longo e levou um ano: valoriza principalmente aspectos como a riqueza cultural e de promoção de conservação da natureza.

Para falar sobre essa conquista, recebemos no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, nossos 63º e 64º entrevistados:


 – Jorge Moreira de Oliveira, presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK);

- E  a geógrafa Lílian Ribeiro Pereira, coordenadora de assuntos voltados às comunidades indígenas e tradicionais no âmbito do Programa Corredor Azul da Wetlands Internacional Brasil; membro da Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e membro honorário do Consórcio ICCA – facilitadores do processo no Brasil. Mais detalhes por aqui: https://www.mupan.org.br .

Saiba mais a respeito da Associação do Quilombo Kalunga em: https://quilombokalunga.org/ .
 

Ficha técnica:

• 63ª e 64ª entrevistas  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema: Conservação de Território Quilombola Kalunga, no Cerrado, ganha reconhecimento internacional de Programa Ambiental da ONU, inédito no Brasil
- Entrevistados: Jorge Moreira de Oliveira, presidente da Associação Quilombo Kalunga e geógrafa Lilian Ribeiro Pereira, coordenadora de assuntos voltados às comunidades indígenas e tradicionais no âmbito do Programa Corredor Azul da Wetlands Internacional Brasil; membro da Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e membro honorário do Consórcio ICCA – facilitadores do processo no Brasil.
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: 18/02/2021 (no ar em 09/03/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk
-Link: https://youtu.be/Z624iiSfFH0

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/


 


crédito das imagens: Elder Miranda Jr/AQK

—————

Voltar