Vozes dos Biomas: a influência das matrizes elétricas e energéticas na Amazônia, por Ricardo Baitelo

17/08/2021 08:00

Por Sucena Shkrada Resk

A escolha das matrizes elétricas e energéticas no bioma amazônico tem influenciado significativamente no estado de conservação do bioma. De pequenas centrais hidrelétricas a projetos de extração petrolífera, as pressões já começam a ter efeitos importantes nesta região do Brasil, que ao mesmo tempo, ainda apresenta uma parcela significativa de famílias que não têm acesso à eletricidade. E como é o panorama de acesso a energias limpas, como a solar, eólica e biomassa?

Para falar desta conjuntura, nosso 88º convidado no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, é o engenheiro elétrico Ricardo Baitelo, Doutor em Planejamento Energético pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), que é pesquisador do grupo de Planejamento Integrado de Recursos, na universidade, e atual coordenador de projetos do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Em sua trajetória, Baitelo também atuou como coordenador de campanhas na área de Clima e Energia do Greenpeace Brasil e especialista técnico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Ficha técnica:

• 88ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema: Como as opções das matrizes elétricas e energéticas influenciam na conservação do bioma amazônico
- Convidado: engenheiro elétrico Ricardo Baitelo, coordenador de projetos do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: gravada em 06/08/2021 (no ar em 17/08/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/SucenaShkradaResk
-Link: https://youtu.be/TvPIWIoRcd8

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/

—————

Voltar