Sucena Shkrada Resk


Vozes dos Biomas: a importância do protagonismo feminino indígena na conservação da Amazônia, por Telma Taurepang

02/09/2020 15:40

Por Sucena Shkrada Resk 

Na imensidão da Amazônia, a representação feminina indígena nos espaços de cidadania e de gestão participativa tem inúmeras vozes, que ecoam também internacionalmente. Neste seleto grupo que demonstra a importância do protagonismo feminino indígena na conservação do bioma, está a liderança Telma Taurepang, professora e acadêmica em Antropologia, que é coordenadora Geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), que atua nos nove estados da região amazônica. Ela é convidada da Live 11 do Blog Cidadãos do Mundo, que já é 15ª entrevista do Projeto Vozes dos Biomas – Jornalista Sucena Shkrada Resk.

A UMIAB como organização não governamental de base ainda tem acento em outras organizações e grupos de trabalho. Entre eles, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e Indigenous Peoples Policy (GCF), que é uma instância internacional que atua na área climática, na qual o papel da UMIAB é ser articuladora junto aos governos estaduais, para tratar do fomento de políticas públicas para os povos indígenas na Amazônia Legal.

Telma Taurepang é da Terra indígena Araça e mora na Comunidade Indígena Mangueira, na região do Amajarí, em Roraima, onde mantém suas raízes e ligações ancestrais.

Nesta entrevista, ela compartilha conosco esta experiência de vida na Amazônia e sua militância “sem fronteiras”, com a carga da riqueza de sua ancestralidade e sua manifestação em defesa dos povos originários, em especial das mulheres indígenas, que através dos séculos defendem a conservação socioambiental, cada vez mais pressionada pelo desenvolvimentismo.

- Live 11 - #BlogCidadãosdoMundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- 15ª entrevista Projeto#VozesdosBiomas
- Tema: A importância do protagonismo feminino indígena na defesa da Amazônia

- Entrevistada: Telma Taurepang, professora e acadêmica em Antropologia,  é Coordenadora Geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), que atua em nove estados da região amazônica
- Pauta, produção e mediação: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: 01/09/2020 - Horário: 16h (horário de Brasília)
- Onde - Canal do Youtube - jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk

- Link da live: https://youtu.be/sOPz1SVxZ1Q

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos!

Saiba mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e Projeto Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

—————

Voltar