Sucena Shkrada Resk


Vozes dos Biomas: A conservação dos biomas sob o foco do direito ambiental e do ativismo na Mata Atlântica, por Virgílio Alcides de Farias

07/08/2020 18:22

Esta é a quarta live do Blog Cidadãos dos Mundo e a oitava entrevista do Projeto Vozes dos Biomas

Por Sucena Shkrada Resk

A quarta live no canal do youtube do Blog Cidadãos do Mundo, que é a oitava entrevista do Projeto Vozes dos Biomas – jornalista Sucena Shkrada Resk teve como tema, nesta quinta-feira, 6 de agosto de 2020, “A conservação dos biomas sob o foco do Direito Ambiental” e experiências de ativismo no bioma da #MataAtlântica.

Para falar sobre este assunto, nosso convidado foi o advogado Virgílio Alcides de Farias, ativista e advogado dedicado ao Direito Ambiental, com pós-graduação em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Climáticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), um dos fundadores do Movimento em Defesa da Vida do ABC (MDV).

Este pernambucano, de 66 anos, do município de São José do Egito, no vale do rio Pajeú, saiu do sertão em 1975, para iniciar uma nova jornada em sua vida, passando por Brasília, São Paulo capital, até chegar em 1977 na região do ABCDMRR paulista, onde se fixou e trabalhou por alguns anos como metalúrgico. Em 1978, conheceu a represa Billings, que é responsável por uma representativa parte do abastecimento de água na Grande São Paulo, e em 1983, quando foi morar bem perto, pode-se dizer que foi “paixão à primeira vista”, quando descobriu a importância das áreas de proteção de mananciais.

O metalúrgico se transformou em ativista ambiental e fundou com outros ativistas, o MDV - Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC, em 1984. De lá para cá, se tornou um defensor permanente da Billings e dos cursos d`água que a formam, somando em suas causas mais bandeiras em defesa do bioma da Mata Atlântica.

Desde o capítulo do Meio Ambiente na Constituição Federal brasileira, Virgílio tem feito uma imersão em diferentes leis que fazem parte do mosaico desta área, que são uma retaguarda legal para a conservação dos biomas. São as Políticas Nacional do Meio Ambiente, de Recursos Hídricos, de Mudanças Climáticas, de Resíduos Sólidos, como também a Lei da Mata Atlântica e , entre outros dispositivos legais. E para darmos início ao nosso diálogo de hoje, nada melhor do que ele contar em primeira pessoa alguns momentos que destaca em sua história de vida pela seara ambiental, não é?

Ficha técnica - Live 4:

8º entrevistado do Projeto Vozes dos Biomas: Virgílio Alcides de Farias, advogado especialista em Direito Ambiental e ativista do Movimento em Defesa da Vida do ABC (MDV).

Pauta, produção e mediação: jornalista Sucena Shkrada Resk

Data: 06 de agosto de 2020 Horário: 17h (horário de Brasília)

Onde: Canal do Youtube Sucena Shkrada Resk https://www.youtube.com/channel/UCThSQOzbY4KqWDJX14PBr6A

Link da live: https://youtu.be/6qY_9op1Uto

Saiba mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e Projeto Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: www.cidadaosdomundo.webnode.com https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/ 

Veja também:

05/08/2020 - Vozes dos Biomas: Duas décadas de SNUC e a importância da conservação dos biomas, com Cláudio Maretti

31/07/2020 - Vozes dos Biomas: reflexão sobre racismo institucional em tempos de pandemia de Covid-19, por Emanuelle Góes

24/07/2020 - Vozes dos Biomas: uma análise sobre desmatamento, doenças zoonóticas e epidemias, por Gabriel Zorello Laporta

—————

Voltar