Vozes dos Biomas: a atenção ao Mico-leão-dourado, espécie-símbolo da Mata Atlântica, por Luís Paulo Ferraz

06/04/2021 06:00

Por Sucena Shkrada Resk 

Como não se encantar com o primata mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), que se tornou símbolo da Mata Atlântica, não só por sua beleza, mas por sua resiliência. Literalmente é um sobrevivente diante de tanta devastação. Em áureos tempos, era encontrado ao longo de todo litoral fluminense até o Espírito Santo. Hoje em pequenos fragmentos.  

Um dos principais motivos são ações de conservação, como a exercida pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), que atua há quase três décadas, desde plantios de restauração florestal a programas de educação ambiental.

A população de micos-leões dourados são encontradas na Reserva Biológica de Poços das Antas, em Silva Jardim, no RJ, primeira nesta categoria, em 1975, com 5.052 hectares, sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de outras Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN).

Para sair da lista de espécies ameaçadas de extinção, ainda há um longo caminho a percorrer, segundo especialistas: atingir até o ano de 2025, número aproximado de 2000 indivíduos soltos em uma área de 25 mil hectares de florestas.

Para conhecermos melhor a história destes pequenos primatas, recebemos no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, o geógrafo e ambientalista Luís Paulo Ferraz, secretário-executivo da Associação Mico-Leão-Dourado, que é o nosso 68º convidado.

Para conhecer melhor o trabalho da AMLD, acesse: Associação Mico Leão Dourado | Facebook

Ficha técnica:

• 68ª entrevista  – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema: De olho no mico-leão-dourado: a espécie-símbolo da Mata Atlântica
- Entrevistado: geógrafo e ambientalista Luís Paulo Ferraz, secretário-executivo da Associação Mico-Leão-Dourado
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: 25/03/2021 (no ar em 06/04/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk
-Link:https://youtu.be/cfZcwpMBwxQ

Inscrevam-se por aqui! Todos são bem-vindos! Saibam mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e o Programa Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: https://www.cidadaosdomundo.webnode.com e https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Também curtam e sigam em: https://www.facebook.com/BlogCidadaosDoMundoJornalistaSucenaShkradaResk/

 

—————

Voltar