Sucena Shkrada Resk


Vozes dos Biomas: Duas décadas do SNUC e a importância da conservação dos biomas, com Cláudio Maretti

05/08/2020 14:51

Esta é a terceira live e sétima entrevista do projeto Vozes dos Biomas

Por Sucena Shkrada Resk

A terceira live no canal do youtube do Blog Cidadãos do Mundo, que já é a sétima entrevista do Projeto Vozes dos Biomas – jornalista Sucena Shkrada Resk tem como tema, nesta terça-feira, 4 de agosto de 2020, o aniversário de “Duas décadas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (#SNUC), que foi instituído pela Lei número 9.985, de julho de 2000, e a importância da conservação dos #biomas”.

De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente, hoje existem aproximadamente 2.500 unidades de conservação, reunindo as de gestão federal, estadual e municipais, divididas em 12 categorias, que cobrem cerca de 19% da área continental e 27% da área marinha brasileiras. São desde Áreas de Proteção Ambiental (APAs), florestas e parques a Reservas Extrativistas (Resex) e Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs). O total de cobertura é de mais de 255 milhões de hectares, é como se estivéssemos falando de mesmo número de campos de futebol. E estas áreas têm uma divisão dentre gestão pública e aquelas sob gestão privada.  

Quando dividimos estas unidades de conservação por biomas, é possível observar que há diferenças de cobertura territorial de proteção:
Em números arredondados são os seguintes
Amazônia – há 352 unidades de conservação, que correspondem a 29% do bioma
Cerrado – 444 unidades ou 8,50%
Caatinga – 208 unidades ou 9,40%
Mata Atlântica –1.437 unidades ou 11%

Pantanal – 25 unidades ou 4,60% do bioma
Pampa –34 ou 3,3%
E o bioma marinho –187 unidades correspondentes a 27% do bioma

Para falar a respeito da trajetória da implementação do SNUC e sua importância para a manutenção sustentável dos biomas, que impactam na saúde ambiental e no avanço das mudanças climáticas, nosso entrevistado é Cláudio Maretti, Doutor em Geografia, e vice-presidente da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP), da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), para a América do Sul.

Neste bate-papo, Maretti compartilha um extenso repertório de vivência por quase 4 décadas, como gestor na área ambiental nas áreas pública e do terceiro setor nacional e internacional, incluindo passagens como presidente e diretor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre 2015 e 2018.

A prioridade da conservação dos biomas é um alerta feito regularmente pela própria UICN, que em sua lista mundial sobre espécies ameaçadas, já identificou que mais de 32 mil correm o risco de extinção. Elas representam 27% de todas as espécies avaliadas.

As pressões vêm de todos os lados – por meio do desmatamento ilegal, queimadas – em especial no bioma da Amazônia, monocultivos e pecuárias extensivas, extração ilegal de minérios e de madeira e grandes intervenções para a construção de empreendimentos de grande porte, como hidrelétricas e termelétricas. Nos últimos anos, também está aumento o número de medidas provisórias e projetos de lei que visam a diminuição de unidades de conservação.

Neste ritmo desordenado, ainda há algo mais grave, que é o risco de vida dos ativistas socioambientais ano a ano. Segundo a organização não governamental internacional Global Witness, em 2019, foram mortos 24 ativistas ambientais e de direitos humanos no Brasil – sendo 10 indígenas. O país ocupa o terceiro lugar neste triste ranking, depois das Filipinas e da Colômbia, está em primeiro nesta trajetória de violência.

Diante deste contexto, Maretti  trata de conquistas e desafios e construção de possibilidades de cenários futuros.  

Ficha técnica - Live 3:
7ª entrevistado do Projeto Vozes dos Biomas: Cláudio Maretti, Doutor em Geografia, vice-presidente da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP), da UICN, para a América do Sul 

Pauta, produção e mediação: jornalista Sucena Shkrada Resk 

Data: 04 de agosto de 2020 Horário: 17h (horário de Brasília)

Onde: Canal do Youtube Sucena Shkrada Resk -  https://www.youtube.com/channel/UCThSQOzbY4KqWDJX14PBr6A

Link da live: https://youtu.be/R3L5bKoiehs  

Saiba mais sobre o Blog Cidadãos do Mundo e Projeto Vozes dos Biomas - jornalista Sucena Shkrada Resk em: www.cidadaosdomundo.webnode.com

https://cidadaosdomundo.webnode.com/projeto-vozes-dos-biomas-sucena-s-resk/

Veja também: 
31/07/2020 - Vozes dos Biomas: reflexão sobre racismo institucional em tempos de pandemia de Covid-19, com Emanuelle Góes

24/07/2020 - Vozes dos Biomas: uma análise sobre desmatamento, doenças zoonóticas e epidemias, por Gabriel Zorello Laporta

—————

Voltar