Personagens de Sampa: Uma noite na Paulista ao som da banda Xupisco, por Sucena Shkrada Resk

04/08/2013 19:53

Sexta-feira (02/08), 20h, uma noite quente e um som harmonioso ao fundo de Música Popular Brasileira (MPB) em pleno calçadão da avenida Paulista, em frente ao Conjunto Nacional. A curiosidade é maior. Afinal, de onde vêm essas músicas? Logo, vou à procura da resposta. Da banda Xupisco, formada pelo mineiro José Ivo, 76 anos, pelos paulistanos José Roberto, 65, Paulinho do Circo, 69, e Hélio Medeiros, 80.  Os quatro se apresentando formam uma bonita imagem no cenário do concreto urbano. A trupe veterana, que se conhece há 40 anos, dá vida aos instrumentos caixa, surdo, trompete e trombone, e faz com que quem passe por lá viaje no tempo, quando ouve as performances.

Nem o barulho do trânsito e o burburinho das pessoas, que passam freneticamente pela calçada, conseguem apagar essa atmosfera de déjà vu propiciada pela banda. Essa cumplicidade musical é apreciada por diferentes gerações no coração financeiro de “Sampa”, e não é de hoje. Segundo Ivo, há pelo menos 15 anos, os músicos tocam nesse trecho da Paulista, às quintas e sextas-feiras, entre 18h e 20h30. Com uma simplicidade desconcertante, eles colocam uma pequena caixa na qual os apreciadores destinam o valor que quiserem e puderem aos músicos.

O repertório é composto por alguns clássicos, como explica Paulinho e Hélio. “Entre os que mais gostamos de tocar, está Feitiço da Vila, de Noel Rosa”, diz Hélio e logo, continua a tocar com seus companheiros dando ritmo a uma São Paulo que sempre surpreende e nos faz sair da monotonia...

*Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

© 2014 Todos os direitos reservados.

Blog Cidadãos do Mundo-Sucena Shkrada Resk