Blog Cidadãos do Mundo - Sucena Shkrada Resk - Jornalismo socioambiental


Frota veicular deve aumentar, mas e a nossa qualidade de vida?, por Sucena Shkrada Resk

24/10/2012 19:03

#Inacreditável - Para completar o dia, acabei de ver a notícia de que a presidente Dilma Rousseff prorrogou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para os carros até dezembro... Nas entrelinhas, isso significa que deve aumentar a frota, a emissão de partículas finas, de toda a poluição veicular, as ilhas de calor, o trânsito insuportável nas grandes metrópoles...Como neutralizar todo o CO2 e garantir que tenhamos mais qualidade de vida, enquanto há também discrepâncias em outros setores, como nas prateleiras dos supermercados, em que nos deparamos todo dia com aumentos de preços dos alimentos da cesta básica...?

O argumento utilizado pelo governo para a permanência da redução é que a medida visa não aumentar a inflação no país. Mas quanto isso vai nos custar, ao termos uma visão holística do que essa decisão significa?

São mais de 70,5 milhões de veículos (além dos automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, carretas e motocicletas), de acordo com dados de 2011, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Algo insustentável.

Vale lembrar também que uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que cerca de 30% dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, são vítimas de transtornos mentais decorrentes do ritmo de vida. Entre os estopins, está o transtorno explosivo intermitente decorrente de situações de estresse no trânsito...

 

—————

Voltar