FIQUEPORDENTRO-Cadastro propõe recuperação florestal voluntária de matas ciliares,por Sucena S Resk

23/11/2012 16:36

Hoje ao pesquisar dados sobre reflorestamento, descobri que no Estado de São Paulo, existe o Banco de Áreas Ciliares (particulares) para Recuperação Florestal, mantido no site da Secretaria do Meio Ambiente, que conta hoje com um total de 412 locais, que correspondem a 3.333,16 ha. As inscrições são feitas voluntariamente por seus proprietários, que têm como algumas das contrapartidas, comprovar o comprometimento formal com a recuperação da área e que não existem obrigações administrativas ou judiciais determinando a sua recuperação.

O objetivo é que por meio da divulgação, empresas e pessoas físicas se interessem em investir em reflorestamento (como compensação ambiental, voluntária para emissões de gases de efeito estufa ou como ação voluntária de responsabilidade social). As negociações devem ser feitas diretamente com os proprietários, segundo a secretaria, que deverão manifestar a concordância com a realização de vistorias, monitoramento e fiscalização em sua propriedade, pela pasta.

Uma das curiosidades, ao se verificar a listagem, é observar de onde são os maiores números de registros. Pela ordem alfabética, são provenientes dos municípios de Gabriel Monteiro, Garça, Iperó, Jaú, Juqueirópolis, Lorena, Mineiros do Tietê, Mirante do Paranapanema, Pederneiras, Pitangueiras, Rancharia e Tambaú. Aí surge uma pergunta: quantas outras áreas no Estado não estão em condições similares, tendo em vista que são 645 municípios? Com certeza, essa lista seria bem maior, não é?

Mais informações podem ser consultadas em: http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam2/Default.aspx?idPagina=8176

 

© 2014 Todos os direitos reservados.

Blog Cidadãos do Mundo-Sucena Shkrada Resk