Blog Cidadãos do Mundo - Sucena Shkrada Resk - Jornalismo socioambiental


Encontro de Educomunicação no VII Fórum de EA, por Sucena Shkrada Resk

26/03/2012 07:34


Desde 2008, venho me familiarizando com o universo da educomunicação socioambiental, quando cobri profissionalmente o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, no Sesc Vila Mariana, e comecei a pesquisar e levar esse aprendizado à construção de artigos, entrevistas e matérias e aos alunos em sala de aula. Nesse contato, introduzi no meu dia a dia, o desafio de estabelecer na prática os conceitos contidos nas palavras "empoderamento" da sociedade, papel de facilitadora (sem cunho de status) e autonomia, entre tantas outras.

Tudo isso realmente provoca uma tempestade de ideias, pois cabe a quem assume o exercício de educomunicador, nos bastidores e fora deles, propiciar que os indivíduos - principalmente das chamadas minorias - tenham poder de voz ou redescubram essa potencialidade, muitas vezes, adormecida, e assumam o protagonismo.

Para tanto, é preciso primeiramente acreditar nesses princípios e que haja incentivo e implementação de políticas públicas já existentes, como a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99) e a Resolução nº 422, de 23/03/2010, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que destaca o papel da educomunicação na educação ambiental.

E encontrar a sutileza (creio que é a expressão adequada) de promover esse incentivo exige persistência - há momentos em que é importante estar em cena e outros, não. Em outras palavras, ir em busca da horizontalidade da comunicação, que tenha o propósito educativo na sua gênese, de respeito cultural, ao meio ambiente e à justiça social. Uma ideia em que o conceito de rede não trava, mas liberta, em que sabemos o que, para que e porque estamos defendendo uma tese, um ideal, uma causa...com princípios éticos e temos o poder de opção das "ferramentas" para veicular essa mensagens.

Agora, nos próximos dias 28 e 29, o Encontro Paralelo de Educomunicação no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que acontece em Salvador, pretende colocar o tema no centro da pauta. Serão discutidas questões como:
- A evolução do conceito de educomunicação e a academia;
- A educomunicação em construção nas políticas públicas e em projetos de Educação Ambiental
- A comunicação e educação ambiental na visão de um pesquisador em conservação
- e obviamente, os desafios e propostas e perspectivas pela frente.

Para trazer a experiência prática, os grupos Tanara e Timoneiro (a confirmar), da Bahia, se apresentarão e os participantes do encontro terão espaço para narrar seus projetos e boas práticas...

Entre os palestrantes convidados, estão o professor Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo (USP), que, desde 96, difunde o tema da Educomunicação; Renata Maranhão, gerente de projetos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SAC – MMA) e Gracia Lopes Lima, sócia-fundadora do Instituto Gens de Educação e Cultura, co-responsável pelo Projeto Cala-Boca Já Morreu. Também se apresentarão o biólogo Silvio Marchini, que desenvolve o curso “Como entender e influenciar comportamentos humanos que afetam o meio ambiente” e Lara Moutinho da Costa, superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, para falar do programa Ondas do Meio Ambiente.

O site com a programação geral do VII Fórum de Educação Ambiental é:
http://viiforumeducacaoambiental.org.br/programacao-geral.

Dados sobre o Encontro Paralelo de Educomunicação podem ser encontrados, nos seguintes endereços:
http://www.facebook.com/events/196571577123747 e no Blog Educom Verde .

O evento é coordenado pela jornalista Debora Menezes, no qual colaborarei na facilitação e relatoria com as também jornalistas Camila Doretto e Daniele Próspero, e a bióloga Vivian Battaini.

Vejam também outros artigos e entrevistas a respeito de Educomunicação Ambiental, no Blog Cidadãos do Mundo:

22/11/11 - CBJA: jornalista socioambiental na busca da liberdade
05/12/10 - Especial Fórum Social Pan-Amazônico – A luta só está no começo
10/06/10 - A multiplicidade da ação simbólica ambiental
25/05/10 - Pensata: Entre os discursos e as ações
03/04/10 - Educomunicação: Resolução Conama abre novas perspectivas
13/01/10 - Propostas da 1ª Conf. Nac. de Comunicação virarão lei?
17/11/09 - Especial Educomunicação Ambiental (4)-Entrevista:Maria del Carmen Chude
02/11/09 20 - Esp. EA (3)-Entrevista: Vilmar Berna
01/11/09 - Esp. EA (2)-Entrevista: André Trigueiro
26/10/09 -Esp. EA (1) - Entrevista: Heitor Queiroz de Medeiros
04/08/09 - Esp.-VI Fórum de Educação Ambiental-A importância do empoderamento.

—————

Voltar