Educomunicação: uma questão de estímulo, por Sucena Shkrada Resk

08/04/2012 22:19

Olhos ávidos, mentes ativas e produções educomunicativas a todo vapor. Essa combinação pôde ser observada, durante a cobertura feita por cerca de 30 alunas e alunos de oito escolas públicas de Salvador, durante o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, entre 28 e 31 de março deste ano. Esses jovens exercitaram na prática, a produção de pautas, reportagens e redação e assumiram os papéis de protagonistas, nessa experiência. Cada matéria era realizada a várias mãos, refletindo o sentido coletivo de trabalho praticado pelas equipes.

No último dia, era nítida a sensação de dever cumprido expressa em cada semblante. O “gostinho de quero mais” foi refletido em uma reivindicação feita no encerramento do evento, que teve como porta-voz do grupo, o jovem baiano Daniel Alves de Sena, 19 anos. “Queremos fazer a cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 e da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, em junho”. Agora, eles buscam apoio e informações para tornar esse sonho realidade.

No meio desses estudantes, conheci Carlos Alberto Santana Costa, 16; Lucas Ribeiro de Oliveira, Ramon França Brígido e Romário Santos Bispo, todos com 18 anos, do Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, no bairro Plataforma, que formaram um time principalmente na mídia audiovisual, além de textos e fotos. Eles contaram que se alternaram no papel de pauteiros, repórteres, câmeras e produtores. Os garotos, que fazem parte do grêmio estudantil da escola, afirmaram que o exercício os incentivou a querer se aprofundar mais sobre a pauta ambiental.

“Eu gosto de trabalhar em atividades que envolvem o povo. Fiquei contente por conhecer pessoas importantes na educação ambiental, desde especialistas a uma moça que fazia sabão artesanal. Trocamos contatos e todos nos trataram bem, com humildade”, disse Carlos, um dos mais falantes da turma.

Segundo os estudantes, a estratégia que utilizaram foi de abordarem os entrevistados pela seriedade de seus trabalhos. “Elaboramos um roteiro, com perguntas como - o que trouxeram essas pessoas ao fórum até questões (dependendo do perfil profissional), sobre qual projeto a instituição que atua implantou a educação ambiental”, explicaram os estudantes.

Depois desse bate-papo, na sala de imprensa, onde compartilharam o espaço com os demais profissionais, lá estavam os adolescentes, conferindo as anotações nos seus bloquinhos. A preocupação, naquele momento, era terminar de editar mais uma entrevista que seguia ao ar. E assim fizeram, demonstrando que, desde cedo o sentido da responsabilidade pode ser incentivado.

A iniciativa da cobertura educomunicativa teve o apoio da Cipó Comunicação Interativa, da Rede Baiana de Educação Ambiental, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, da Universidade Federal da Bahia (NEPEA/UFBA) e da Organização Não-Governamental (Pracatum!). Mais detalhes podem ser conferidos em: http://coberturaeducomviifbea.blogspot.com.br/ .

Vejam também outros artigos e entrevistas a respeito de Educomunicação Ambiental, no Blog Cidadãos do Mundo:
08/04/12 - Esp.Educom 2012:Ismar Soares e a educomunicação na academia e fora de seus muros
06/04/12 - Especial Educom 2012: Grácia Lopes Lima fala dos objetivos do Cala-Boca Já Morreu
26/03/12 - Encontro de Educomunicação no VII Fórum de EA
22/11/11 - CBJA: jornalista socioambiental na busca da liberdade
05/12/10 - Especial Fórum Social Pan-Amazônico – A luta só está no começo
10/06/10 - A multiplicidade da ação simbólica ambiental
25/05/10 - Pensata: Entre os discursos e as ações
03/04/10 - Educomunicação: Resolução Conama abre novas perspectivas
13/01/10 - Propostas da 1ª Conf. Nac. de Comunicação virarão lei?
17/11/09 - Especial Educomunicação Ambiental (4)-Entrevista:Maria del Carmen Chude
02/11/09 20 - Esp. EA (3)-Entrevista: Vilmar Berna
01/11/09 - Esp. EA (2)-Entrevista: André Trigueiro
26/10/09 -Esp. EA (1) - Entrevista: Heitor Queiroz de Medeiros
04/08/09 - Esp.-VI Fórum de Educação Ambiental-A importância do empoderamento

 

© 2014 Todos os direitos reservados.

Blog Cidadãos do Mundo-Sucena Shkrada Resk